quarta-feira, julho 12, 2006

Artigo

A partir deste post, começo a reproduzir aqui os nossos artigos que saírem nos principais jornais, no tocante ao Turismo.

Este aqui saiu no último domingo de junho, no Diário da Manhã e no Diário dos Campos.



O Papel de um Convention Bureau e o conceito de Turismo

O Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz esteve palestrando no I Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, em São Paulo, nesta semana (21 a 23/6).
Durante o encontro, o Presidente expôs suas idéias a respeito de como ele vê a promoção dos destinos turísticos, e as mudanças ocorridas nos últimos tempos.

Em primeiro lugar, cabe destacar a evolução do comportamento do consumidor – as pessoas não compram mais uma viagem motivadas única e exclusivamente por causa da propaganda. Há muitos outros fatores envolvidos, como as recomendações de pessoas conhecidas sobre a qualidade do destino, a experiência do agente de viagens para aconselhar sobre as melhores opções, entre outras.

Importante também observarmos que as relações de trabalho não são mais como antigamente. Férias de 30 dias são cada vez mais raras, de modo que as pessoas têm procurado conciliar o seu lazer durante viagens a congressos, e outras oportunidades.

E ainda, a disseminação de novas tecnologias, que reduziu o número de intermediários e barateou os custos, democratizando o acesso às informações – colocando o conhecimento à disposição de qualquer consumidor munido de acesso à Internet.

A palavra "turismo" ainda é vista por muitos, inicialmente como uma simples atividade lúdica, de lazer, sinônimo de férias. Não deixa de ser verdade, do ponto de vista do viajante; mas vale lembrar das milhares de pessoas inseridas na cadeia produtiva, trabalhando para que este turista desfrute de uma boa experiência: companhias aéreas, hotéis e pousadas, empresas de transporte, agências e guias de turismo, e todos os demais ligados à atividade turística.

Com base nestas observações, fica lançado o desafio e a motivação para transformarmos nossa região em um destino turístico de qualidade, de modo que as pessoas que nos visitarem recomendem-nos a seus amigos e familiares; e ainda para que tenhamos criatividade para captarmos e gerar novos eventos, estimulando a visitação aos Campos Gerais por um maior número de pessoas.

Aí está o papel de um Convention & Visitors Bureau – promover a região, para aumentar o fluxo de visitantes, proporcionando desenvolvimento sócio econômico através da geração de emprego e renda.

Nenhum comentário: