segunda-feira, julho 17, 2006

Artigo: Pesquisa Turística


Este artigo saiu no último fim de semana (16/7/2006).
Por sinal, a coluna começou a ser publicada também no Jornal da Manhã.

Já está disponível nos hotéis conveniados ao Ponta Grossa C&VB um questionário a ser respondido pelos hóspedes destes estabelecimentos, que corresponde a uma Avaliação da Cidade de Ponta Grossa. Nela, são avaliados os aspectos referentes à estrutura que o visitante utilizou durante sua permanência na cidade.

A avaliação será utilizada para que possamos, dentro de algum tempo estar analisando os pontos fortes e fracos que temos, dentro da ótica dos visitantes que utilizam os serviços.


Analisando o motivo da viagem deste visitante, se é a passeio, a negócios, visita a familiares, eventos ou outros motivo, bem como onde ele encontrou informações sobre Ponta Grossa (Internet, rádio, revistas , jornais, amigos, TV, folhetos ou por outros meios), podemos desenvolver ações para fortalecer o marketing turístico da região, após conhecer melhor nosso público alvo.


Também é questionado na Avaliação sobre os pontos turísticos: se o viajante recebeu as informações necessárias, se localizou com facilidade os pontos de visitação pretendidos, e se gostou do passeio . Um outro ponto é que tipo de transporte utilizou na cidade: táxi, ônibus ou vans; e ainda sobre a hospedagem e serviços de alimentação: como foi a estrutura dos estabelecimento, o atendimento e os preços.


Pergunta-se também sobre os itens ligados à Gestão Pública da cidade, como limpeza, segurança, sinalização urbana, e se a viagem correspondeu às expectativas do visitante.


O turista que vem até nossa cidade, qualquer que seja o motivo da sua visita, é como o cliente de uma empresa, a ser descoberto e cujas necessidades devem ser atendidas.

Com esta avaliação feita pelos próprios usuários dos serviços, poderemos planejar ações que sejam desenvolvidas para melhor recebê-los, fortalecendo a região turisticamente, de modo a incrementar nossa Economia.

Nenhum comentário: