sexta-feira, outubro 20, 2006

A Limpeza das Cidades


No domingo do 1o. Turno das Eleições, publicamos na Coluna do Convention, um texto falando sobre a importância de termos uma cidade limpa.

Coincidentemente, o dia das eleições é talvez a data do ano em que as ruas estão mais sujas, com santinhos e folhetos dos candidatos.

O fato é que o texto teve uma boa repercussão junto à comunidade de Ponta Grossa.

Aí vai:

CIDADE LIMPA

Em levantamento preliminar feito através dos questionários nos quais o Convention pede aos visitantes de Ponta Grossa para responderem, avaliando os fatores positivos e negativos de sua passagem pela cidade, vimos que o que tem causado maior impacto negativo nos visitantes tem sido a questão da Limpeza da Cidade.

Podemos interpretar que nossa cidade não transmite aos nossos visitantes uma boa impressão, sendo fator altamente negativo a limpeza de nossas ruas e o lixo não acomodado, ou acomodado em lugares impróprios.

Para as pessoas que aqui vivem pode-se ter a impressão de que isto é normal, mas para um turista que muitas vezes espera um local igual ou melhor do que aquele de onde ele vem, este aspecto torna-se bastante crítico.

Pesquisas feitas pela Embratur e por diversos órgãos ligados ao Turismo mostram que a Limpeza Pública é um dos itens que mais importam para os turistas em viagem pelo Brasil, ao lado de questões como a sinalização e a segurança pública.

A cidade, para ser boa para as pessoas de fora, precisa também ser agradável para seus próprios habitantes – e a questão do lixo é crucial nesta busca por uma melhor qualidade de vida.

Para que este quadro melhore, duas ações podem ajudar: primeiro, é preciso que se mudem os hábitos da população, desde a geração do lixo e o cuidado ao depositar seus resíduos, e também uma maior atuação dos órgãos públicos e privados, em seus serviços de coleta do lixo. Tudo começa com as pessoas, pois são elas que geram o lixo, e podem mudar esta situação separando para reciclagem tudo o que for possível, gerando assim menor quantidade; e aquilo que tiver de ser destinado à Limpeza Pública, deve ser bem acomodado. E por fim, o alerta às nossas autoridades, para que a cidade tenha mais lixeiras, e assim os usuários tenham condições de dar o devido destino ao lixo.

Este artigo tem a intenção de fazer um alerta para que tenhamos maior cuidado com o nosso lixo, tendo uma cidade mais limpa e melhor para se viver, não só para nossos visitantes mas para nós mesmos.

Fica assim o nosso convite a uma cidade mais limpa e bonita para vivermos, e com maior potencial turístico.

Nenhum comentário: