segunda-feira, outubro 30, 2006

A incrível (e triste) influência da TV sobre as pessoas

É absurda a influência que a TV ainda tem sobre as pessoas.

Ontem, enquanto acompanhava a apuração dos votos do 2o. turno das Eleições para Governador do Paraná, tínhamos os resultados online, direto do site da Justiça Eleitoral, em tempo real.

Ao mesmo tempo, a TV estava ligada e também estava dando as informações - porém com um relativo atraso em relação à Internet.

A hora que eu falei que "o Requião virou o resultado sobre o Osmar Dias", foi comemorada - mas algumas pessoas parece que só tiveram certeza disso quando os exatos mesmos dados que eu havia lido no site da Justiça Eleitoral apareceram na TV - e aí disseram, convictos: "é verdade, deu na Globo".

Pode um absurdo destes?
Até quando?!?!?!?!?

sexta-feira, outubro 20, 2006

A Limpeza das Cidades


No domingo do 1o. Turno das Eleições, publicamos na Coluna do Convention, um texto falando sobre a importância de termos uma cidade limpa.

Coincidentemente, o dia das eleições é talvez a data do ano em que as ruas estão mais sujas, com santinhos e folhetos dos candidatos.

O fato é que o texto teve uma boa repercussão junto à comunidade de Ponta Grossa.

Aí vai:

CIDADE LIMPA

Em levantamento preliminar feito através dos questionários nos quais o Convention pede aos visitantes de Ponta Grossa para responderem, avaliando os fatores positivos e negativos de sua passagem pela cidade, vimos que o que tem causado maior impacto negativo nos visitantes tem sido a questão da Limpeza da Cidade.

Podemos interpretar que nossa cidade não transmite aos nossos visitantes uma boa impressão, sendo fator altamente negativo a limpeza de nossas ruas e o lixo não acomodado, ou acomodado em lugares impróprios.

Para as pessoas que aqui vivem pode-se ter a impressão de que isto é normal, mas para um turista que muitas vezes espera um local igual ou melhor do que aquele de onde ele vem, este aspecto torna-se bastante crítico.

Pesquisas feitas pela Embratur e por diversos órgãos ligados ao Turismo mostram que a Limpeza Pública é um dos itens que mais importam para os turistas em viagem pelo Brasil, ao lado de questões como a sinalização e a segurança pública.

A cidade, para ser boa para as pessoas de fora, precisa também ser agradável para seus próprios habitantes – e a questão do lixo é crucial nesta busca por uma melhor qualidade de vida.

Para que este quadro melhore, duas ações podem ajudar: primeiro, é preciso que se mudem os hábitos da população, desde a geração do lixo e o cuidado ao depositar seus resíduos, e também uma maior atuação dos órgãos públicos e privados, em seus serviços de coleta do lixo. Tudo começa com as pessoas, pois são elas que geram o lixo, e podem mudar esta situação separando para reciclagem tudo o que for possível, gerando assim menor quantidade; e aquilo que tiver de ser destinado à Limpeza Pública, deve ser bem acomodado. E por fim, o alerta às nossas autoridades, para que a cidade tenha mais lixeiras, e assim os usuários tenham condições de dar o devido destino ao lixo.

Este artigo tem a intenção de fazer um alerta para que tenhamos maior cuidado com o nosso lixo, tendo uma cidade mais limpa e melhor para se viver, não só para nossos visitantes mas para nós mesmos.

Fica assim o nosso convite a uma cidade mais limpa e bonita para vivermos, e com maior potencial turístico.

segunda-feira, outubro 16, 2006

Marketing para Entidades s/ Fins Lucrativos

No blog da Laura Ries, filha do grande Al Ries (autor de "Posicionamento", "Marketing de Guerra", e outros), temos um belo artigo sobre Marketing para Entidades Sem Fins Lucrativos.

No caso, eles falam principalmente em entidades de assistência social; mas penso que os princípios são muito válidos também para entidades como um Convention & Visitors Bureau, que da mesma forma, não visa lucro, e tem uma finalidade de atingir um bem comum - que é o aumento do número de visitantes para o seu destino turístico.