segunda-feira, julho 24, 2006

Turismo de Negócios x Preservação Meio Ambiente


Os viajantes a negócio, os chamados "business travellers" são uma das fatias mais representativas da indústria de viagens e turismo.

Sendo assim, este grupo tem um "potencial poluidor" muito grande. Desta forma, vale a pena ler o artigo de David Grossman, em sua coluna do USA Today, falando sobre as tendências dos hotéis trabalharem visando à preservação do meio ambiente.

Fico feliz em ver que o nosso Hotel Planalto já tem adotado práticas para colaborar com a preservação do planeta - veja algumas no Blog do Hotel Planalto

Leia mais em USATODAY.com - It's not easy being green: "green "

segunda-feira, julho 17, 2006

Artigo: Pesquisa Turística


Este artigo saiu no último fim de semana (16/7/2006).
Por sinal, a coluna começou a ser publicada também no Jornal da Manhã.

Já está disponível nos hotéis conveniados ao Ponta Grossa C&VB um questionário a ser respondido pelos hóspedes destes estabelecimentos, que corresponde a uma Avaliação da Cidade de Ponta Grossa. Nela, são avaliados os aspectos referentes à estrutura que o visitante utilizou durante sua permanência na cidade.

A avaliação será utilizada para que possamos, dentro de algum tempo estar analisando os pontos fortes e fracos que temos, dentro da ótica dos visitantes que utilizam os serviços.


Analisando o motivo da viagem deste visitante, se é a passeio, a negócios, visita a familiares, eventos ou outros motivo, bem como onde ele encontrou informações sobre Ponta Grossa (Internet, rádio, revistas , jornais, amigos, TV, folhetos ou por outros meios), podemos desenvolver ações para fortalecer o marketing turístico da região, após conhecer melhor nosso público alvo.


Também é questionado na Avaliação sobre os pontos turísticos: se o viajante recebeu as informações necessárias, se localizou com facilidade os pontos de visitação pretendidos, e se gostou do passeio . Um outro ponto é que tipo de transporte utilizou na cidade: táxi, ônibus ou vans; e ainda sobre a hospedagem e serviços de alimentação: como foi a estrutura dos estabelecimento, o atendimento e os preços.


Pergunta-se também sobre os itens ligados à Gestão Pública da cidade, como limpeza, segurança, sinalização urbana, e se a viagem correspondeu às expectativas do visitante.


O turista que vem até nossa cidade, qualquer que seja o motivo da sua visita, é como o cliente de uma empresa, a ser descoberto e cujas necessidades devem ser atendidas.

Com esta avaliação feita pelos próprios usuários dos serviços, poderemos planejar ações que sejam desenvolvidas para melhor recebê-los, fortalecendo a região turisticamente, de modo a incrementar nossa Economia.

quarta-feira, julho 12, 2006

Artigo

A partir deste post, começo a reproduzir aqui os nossos artigos que saírem nos principais jornais, no tocante ao Turismo.

Este aqui saiu no último domingo de junho, no Diário da Manhã e no Diário dos Campos.



O Papel de um Convention Bureau e o conceito de Turismo

O Presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz esteve palestrando no I Congresso Brasileiro de Convention & Visitors Bureaux, em São Paulo, nesta semana (21 a 23/6).
Durante o encontro, o Presidente expôs suas idéias a respeito de como ele vê a promoção dos destinos turísticos, e as mudanças ocorridas nos últimos tempos.

Em primeiro lugar, cabe destacar a evolução do comportamento do consumidor – as pessoas não compram mais uma viagem motivadas única e exclusivamente por causa da propaganda. Há muitos outros fatores envolvidos, como as recomendações de pessoas conhecidas sobre a qualidade do destino, a experiência do agente de viagens para aconselhar sobre as melhores opções, entre outras.

Importante também observarmos que as relações de trabalho não são mais como antigamente. Férias de 30 dias são cada vez mais raras, de modo que as pessoas têm procurado conciliar o seu lazer durante viagens a congressos, e outras oportunidades.

E ainda, a disseminação de novas tecnologias, que reduziu o número de intermediários e barateou os custos, democratizando o acesso às informações – colocando o conhecimento à disposição de qualquer consumidor munido de acesso à Internet.

A palavra "turismo" ainda é vista por muitos, inicialmente como uma simples atividade lúdica, de lazer, sinônimo de férias. Não deixa de ser verdade, do ponto de vista do viajante; mas vale lembrar das milhares de pessoas inseridas na cadeia produtiva, trabalhando para que este turista desfrute de uma boa experiência: companhias aéreas, hotéis e pousadas, empresas de transporte, agências e guias de turismo, e todos os demais ligados à atividade turística.

Com base nestas observações, fica lançado o desafio e a motivação para transformarmos nossa região em um destino turístico de qualidade, de modo que as pessoas que nos visitarem recomendem-nos a seus amigos e familiares; e ainda para que tenhamos criatividade para captarmos e gerar novos eventos, estimulando a visitação aos Campos Gerais por um maior número de pessoas.

Aí está o papel de um Convention & Visitors Bureau – promover a região, para aumentar o fluxo de visitantes, proporcionando desenvolvimento sócio econômico através da geração de emprego e renda.

sexta-feira, julho 07, 2006

Copa do Mundo p/ atrair investimentos

Com todas as atenções voltadas para a Alemanha durante a Copa do Mundo, os germânicos estão aproveitando o evento para capitalizar a idéia "Invista na Alemanha", a Terra das Idéias (Land of Ideas)



Quem nos mostra isso é o blog Road Gladiator em RoadGladiator: Promoting German Business During the World Cup